x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 91

IRPF2025 isenção por doença grave com decisão em 2025

Natalia

Natalia

Iniciante DIVISÃO 4 , Engenheiro(a)
há 6 dias Terça-Feira | 22 abril 2025 | 14:11

Ola Bom dia! Minha me é aposentada pelo estado SP e pensionista do INSS e possui doença grave. Esse ano conseguimos via processo garantir a isenção de IR sobre os ganhos de aposentadoria e pensão, decisão saiu em março. Meu advogado ja esta solicitando a devolução dos valores pagos / descontados nos últimos 5 anos. Para a declaração de IRPF desse ano os informes foram emitidos como se ela não fosse isenta visto que a decisão ocorreu esse ano, e da forma que esta declarado tenho que pagar mais de R$6K de imposto devido, se ja fosse isenta iria restituir $2,5K. Gostaria de a fazer a declaração considerando  a isenção mesmo estando divergente dos informes, sei que nesse caso o CPF dela vai cair na malha fina e terei que ir pessoalmente na receita levar toda a documentação, mas acho melhor isso do que pagar o montante agora e depois pedir a restituição (até porque nao sei quando aconteceria essa restituição). Isso seria possível?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 dias Terça-Feira | 22 abril 2025 | 17:55

Sim é possível, desde que a decisão sobre a isenção tenha tido efeito retroativo, que é o que parece. Atualmente o atendimento à malha fiscal é feito digitalmente, sem a necessidade de deslocamento à uma agência da Receita Federal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: